A Capela de Santo Antônio do Pompéu, em Sabará, reabriu as suas portas à comunidade no dia 26 de julho, após sete meses de restauração. Com quase 300 anos de história, esse tesouro do barroco mineiro foi revitalizado com esforços do município, da AngloGold Ashanti, do Ministério Público de Minas Gerais, da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Pompéu.
As obras de restauro da emblemática Capela de Santo Antônio do Pompéu foram iniciadas no dia 10 de janeiro de 2024. Foram restaurados elementos artísticos e o telhado.
A capela está localizada no Bairro Pompéu, um dos mais antigos de Sabará e, apesar de não se saber a data correta de construção, há registros de batismos que datam de 1731, ou seja, há quase três séculos. Erguida na época em que a cidade ainda era um arraial, a igreja é feita de madeira e taipa, com planta composta por dois retângulos, o primeiro formando a nave, e o segundo, transversal, contendo a capela‐mor e as sacristias laterais.
Com as informações do IBRAM
Foto: Aldo Muller