Os candidatos negros que foram eliminados do Concurso Nacional Unificado (CNU) devido à não realização da etapa de heteroidentificação terão a oportunidade de participar novamente deste processo nos próximos dias 11 e 12 de janeiro de 2025. Para saber o dia, horário e local da nova etapa, os candidatos devem consultar a seção “Área do Candidato” no site da Fundação Cesgranrio.
A heteroidentificação é um procedimento que visa verificar se os traços físicos de candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos correspondem aos de pessoas negras. A finalidade é garantir que as vagas reservadas para essa parcela da população sejam de fato ocupadas por negros e negras, evitando que pessoas não pertencentes a esse grupo se beneficiem indevidamente das políticas afirmativas.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), juntamente com a Cesgranrio, atendeu à recomendação do Ministério Público Federal (MPF), oferecendo uma segunda chance aos 4.048 candidatos que foram eliminados por não comparecerem à etapa de heteroidentificação realizada em novembro de 2024. O MPF indicou que a ausência de muitos candidatos pode ter sido causada por confusão nas instruções divulgadas pela organização do concurso, que dificultaram o acesso e o entendimento das orientações sobre a convocação.
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Rio de Janeiro recebeu relatos de candidatos que encontraram dificuldades no acesso à convocação, devido ao uso do mesmo link para resultados de recursos da prova discursiva e para a convocação da heteroidentificação, o que gerou confusão. O MPF destacou que, após essa constatação, o MGI publicou um novo edital para divulgar a retomada do processo, e entrou em contato com os candidatos via Área do Candidato no site da Cesgranrio, além de utilizar outros meios de comunicação.
O CNU 2024 registrou 2.114.145 inscrições para 6.640 vagas distribuídas em oito blocos temáticos. O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 11 de fevereiro de 2025.
Os candidatos que estão convocados para esta nova etapa de heteroidentificação devem acessar o site da Fundação Cesgranrio para garantir que participem do processo sem maiores complicações.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil