Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que solicitaram a devolução da taxa de inscrição começaram a ser reembolsados no dia 6 de janeiro (segunda-feira). Até o momento, mais de 29 mil pessoas receberam o valor, que corresponde a parte dos mais de 31 mil pedidos registrados. De acordo com o Ministério de Gestão e Inovação, o processo de devolução prossegue conforme o cronograma previsto.
O prazo para solicitar o reembolso ocorreu entre os dias 5 e 7 de julho de 2024. A taxa de inscrição do concurso foi de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para os cargos de nível médio. O pedido de devolução foi aberto a todos os candidatos inscritos, resultando no cancelamento da participação no processo seletivo para aqueles que optaram por solicitar o reembolso.
Para facilitar o procedimento, a Fundação Cesgranrio, banca responsável pela seleção, orientou os candidatos por meio de e-mail a criarem uma chave PIX do tipo CPF — o mesmo CPF informado na inscrição — em sua conta bancária. Esta medida visou otimizar o pagamento, que será feito pelo Banco do Brasil. O prazo para o reembolso via PIX é de 30 dias corridos, iniciando em 6 de janeiro de 2025. Para os casos em que não foi possível registrar a chave PIX, o pagamento será realizado por outros meios, com um prazo maior.
O Ministério de Gestão e Inovação informou que, ao todo, 31.050 candidatos solicitaram a devolução da taxa de inscrição, o que resultou no cancelamento de suas inscrições para o concurso. Essa medida foi disponibilizada a todos os candidatos inscritos no país, oferecendo a possibilidade de reembolso da taxa de inscrição, independentemente da região.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Joel Rodrigues / Agência