Se o fictício candidato Odorico Paraguaçu, da novela O Bem Amado (1973), concorresse à prefeitura de Sucupira nas eleições municipais de 6 de outubro, enfrentaria grandes desafios para se eleger. De acordo com o economista Jorge Jatobá, professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o perfil clientelista e populista característico de Paraguaçu está ultrapassado. Em vez de trocas de favores por votos, os eleitores atuais buscam propostas concretas para questões como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
Jatobá destaca que prefeitos bem-sucedidos devem adotar discursos consistentes e focar no desenvolvimento econômico local, atraindo investimentos e criando oportunidades de emprego. “A economia local deve ser o foco, promovendo a criação de negócios e qualificando a força de trabalho,” afirma o economista. Esse modelo requer habilidades para mobilizar tanto a sociedade civil quanto os governos estadual e federal.
O técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Cláudio Hamilton Matos dos Santos, reforça que um município bem gerido atrai novos empreendimentos e incentiva os já existentes a expandirem, contribuindo para o crescimento econômico. Para o advogado Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a empregabilidade e a qualidade dos serviços públicos são cruciais para a avaliação dos gestores municipais e a participação da iniciativa privada também deve ser incentivada.
Fonte e fotos: Agência Brasil