Com o tema Educação pública: novos tempos, novos atores e diferentes cenários da aplicação, teve início, na terça-feira (12), o XIII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (Sicea). Participam do evento cerca de 700 estudantes e professores de 23 dos 24 colégios de aplicação de todo o país, que prestigiarão as palestras, mesas-redondas e apresentações de 284 trabalhos.
A cerimônia de abertura ocorreu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, embalada pelos corais da UFV e Nossa Voz. A presidente da comissão organizadora do Sicea e professora do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni), Valdênia Carvalho e Almeida, deu as boas-vindas a todos e desejou que os três dias de programação sejam repletos “de partilhas, aprendizagens, reflexões e questionamentos sobre a escola pública, seus novos tempos e novos atores”.
A presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior e diretora do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Maristela Mosca, destacou a alegria de presenciar um auditório repleto de estudantes, tendo em vista “que a educação é feita com eles e não para eles”. Ela ressaltou que o Sicea deve possibilitar a discussão sobre o papel dos colégios de aplicação no cenário “em que temos a arma mais poderosa, que é a luta por uma educação emancipadora”
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, falou da honra em sediar um evento tão importante na Universidade e enfatizou que os colégios de aplicação “são os guardiões da educação básica de qualidade do país. Eles têm como missão a formação e são um campo de prática para licenciados, tendo como consequência o oferecimento de ensino de qualidade”.
Desafios da Educação
A conferência de abertura do Sicea foi ministrada pela professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) Ana Luiza Salgado Cunha, que é viçosense e ex-aluna da UFV. Partindo da constatação de “que estudar em uma escola pública de qualidade é direito de toda a população brasileira, e não um privilégio”, ela falou sobre os principais desafios enfrentados na educação pública no Brasil, com enfoque principalmente no novo ensino médio e suas perspectivas.
Mediada pela professora do CAp-Coluni Renata Rena Rodrigues, a conferência contou com ampla participação do público nas reflexões e questionamentos sobre o sistema educacional brasileiro.
Vale lembrar que a programação do Sicea irá até quinta-feira (14) e incluirá também o I Encontro Nacional de Editores de Periódicos dos Colégios de Aplicação. Haverá ainda discussões sobre políticas afirmativas, saúde mental e inteligência artificial, dentre outros temas. Todos os detalhes estão disponíveis do site do evento.
Fonte e foto: UFV