A Prefeitura de Cambuí, em uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e a Secretaria de Saúde, deu início a uma importante iniciativa no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A implantação de uma horta terapêutica tem como objetivo beneficiar os usuários do serviço, promovendo atividades que aliem cuidado emocional e convívio social.
O projeto consiste no cultivo de mudas e sementes de verduras e hortaliças, fornecidas pelo Departamento de Meio Ambiente, que serão utilizadas tanto como ferramenta terapêutica quanto para o consumo próprio dos atendidos. A proposta vai além do cultivo de alimentos, oferecendo aos usuários uma forma de relaxamento, redução do estresse, e o desenvolvimento de habilidades como foco e atenção.
O CAPS, que é um serviço de saúde aberto e comunitário, é dedicado à recuperação emocional dos pacientes, estabilização de quadros psicológicos e prevenção de novas crises. Com a implantação da horta terapêutica, o município reforça seu compromisso com a promoção da saúde mental e o bem-estar da população, oferecendo aos usuários uma alternativa que alia a natureza ao cuidado psicológico.
Informações e fotos: Prefeitura de Cambuí