A Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde deu início aos trabalhos legislativos de 2025 com a realização da 1ª Reunião Ordinária, ocorrida na segunda-feira, 03 de fevereiro. O encontro contou com a presença de vereadores, autoridades municipais e a população local no Plenário Lúcio Bernardes Carneiro.
A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Luciano dos Reis Bento, com o auxílio do vice-presidente, vereador Lindomar Pereira de Carvalho, e da primeira secretária, vereadora Miriam Sueli Bernardes da Rocha. Também estiveram presentes os vereadores Gisandra Ponciano Moraes Ferreira, José Augusto Lucas Maia Balbino, José Roberto Ribeiro Pereira, Klemylson Benedito Garcia Paganelli, Paulo Henrique Reis e Roberto Delmiro de Lima.
Durante a reunião, foram lidas diversas correspondências recebidas, como ofícios do deputado estadual Duarte Bechir, da OAB – 194ª Subseção de Conceição do Rio Verde, e de secretarias municipais, além de convites e parabenizações de entidades, como o Lar do Idoso São Benedito.
O encontro também foi marcado pela leitura de pareceres das comissões, que se manifestaram favoravelmente aos seguintes projetos de lei:
Projeto de Lei Ordinária nº 1/2025, que prorroga benefícios a uma empresa específica e dá outras providências;
Projeto de Lei Ordinária nº 2/2025, que autoriza o município de Conceição do Rio Verde a se filiar à AMAG (Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas);
Projeto de Lei Ordinária nº 3/2025, que dispõe sobre a autorização para participação do município no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Circuito das Águas;
Projeto de Lei Complementar nº 1/2025, que altera a Lei Complementar nº 98, que trata da reestruturação do quadro geral de cargos e salários da Prefeitura Municipal.
Além disso, a comissão de Finanças também se manifestou favoravelmente aos projetos mencionados, com destaque para os relacionados à reorganização administrativa e gestão do Poder Executivo municipal.
As matérias da ordem do dia foram colocadas em votação e discussão. Todos os projetos de lei, bem como as emendas e substitutivos, foram aprovados por unanimidade. Entre os projetos votados estavam:
Emenda nº 1 do Projeto de Lei Ordinária nº 1/2025, que modifica o Art. 2º do Projeto de Lei nº 1/2025;
Projetos de Lei Ordinária nº 1/2025, nº 2/2025 e nº 3/2025: Todos foram discutidos e aprovados em primeira e segunda votação;
Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 1/2025 relativo à criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.
Os vereadores também apresentaram diversas indicações à administração municipal, com destaque para:
Vereador Lindomar Pereira de Carvalho, que indicou melhorias em diversas áreas, como a construção de faixa elevada de pedestres e a revitalização de praças;
Vereador Roberto Delmiro de Lima, que propôs o calçamento de morros e a doação de terrenos a pessoas carentes;
Vereadora Gisandra Ponciano Moraes Ferreira, que solicitou a criação de um programa de auxílio alimentação para pacientes em tratamento de saúde fora do domicílio;
Vereador Klemylson Benedito Garcia Paganelli, que apresentou propostas para o retorno de vigilantes nas escolas e creches municipais, e a revitalização de espaços públicos.
Outras indicações abordaram a melhoria de infraestrutura, saúde e educação no município, com o intuito de atender às necessidades da população.
A reunião também incluiu o envio de diversos projetos de lei e substitutivos para parecer das comissões competentes, abrangendo áreas como saúde, educação e infraestrutura, com o objetivo de continuar o aprimoramento dos serviços públicos municipais.
Com a conclusão dos trabalhos da 1ª Reunião Ordinária de 2025, a Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do município e com a promoção de melhorias que atendam aos anseios da população local.
Por: Bruno Moraes