As instituições de Educação Infantil da rede pública municipal de São Lourenço que atendem crianças na etapa de creche precisam ofertar mobiliário para o descanso dos alunos, de acordo com medida aprovada por unanimidade pelos vereadores. O Projeto de Lei 1/2025 veda o uso de colchões, colchonetes e similares em contato direto com o solo. A autoria é da vereadora Daniela Bacha (PDT).
Os alunos que frequentam as creches estão na faixa de três meses a quatro anos de idade. De acordo com a justificativa do projeto, o momento de descanso e sono não é apenas uma pausa durante o horário escolar, mas sim um período determinante para o desenvolvimento infantil físico, cognitivo e emocional. “As crianças enfrentam os desafios de um sistema imunológico ainda em formação, o que as torna vulneráveis a doenças. Repousar diretamente sobre colchões dispostos no chão pode expô-las à umidade, poeira e outros agentes alergênicos. Além disso, os mobiliários, a exemplo das caminhas empilháveis, promovem a sensação de aconchego e impedem que elas recebam friagem, ajudando-as a se sentirem seguras e relaxadas”, destacou Daniela Bacha. Bacha.
Ainda segundo a justificativa do projeto, as opções de mobiliário disponíveis no mercado ajudam a criar um ambiente organizado e higiênico, sendo de fácil armazenamento. A vereadora explica: “a longo prazo, há a redução da necessidade de reposição frequente dos colchões, gerando economia para a instituição e eficiência operacional”.
Fonte: Câmara de são Lourenço