sexta-feira, 18 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nesta quinta-feira (05), Minas Gerais continua enfrentando uma onda de calor, com céu claro e névoa seca em todo o estado, e temperaturas que podem chegar a 40°C nas regiões Norte e Triângulo Mineiro. A mínima prevista é de 7°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com o aumento das temperaturas, é importante cuidar bem da saúde dos animais de estimação. O professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Matheus Matioli Mantovani, oferece algumas dicas para proteger os pets:

Hidratação

Mantenha água fresca disponível e use recipientes que não aqueçam. Adicione pedras de gelo à água para mantê-la fria. Umidifique a barriga e as patas do animal com água e, se possível, aumente a frequência dos banhos e tosas para raças com excesso de pelos.

Sombra

Garanta que os animais e seus recipientes de alimentação fiquem em áreas sombreadas e ventiladas. Evite deixar o pet ao sol ou em locais quentes, como dentro do carro. Use coleiras refrigeradas e coletes de resfriamento, e considere aplicar filtros solares específicos para pets, já que eles também podem sofrer queimaduras.

Passeios

Evite caminhar com os animais durante os períodos de calor intenso. Faça passeios no início da manhã ou à noite para evitar o calor do chão e prevenir queimaduras nas patas.

Sinais de alerta

Fique atento a sinais de mal-estar, como salivação excessiva, fraqueza, prostração e hipertermia. Esses sintomas podem indicar problemas sérios e exigir atenção veterinária imediata para evitar complicações a longo prazo, como doenças cardíacas e respiratórias.

Com as informações do Portal de Notícias da UFU e Inmet

Foto: Pixabay

Compartilhe:
Exit mobile version