sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Os cafés especiais vencedores do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), já podem ser encontrados nas gôndolas do supermercado Verdemar, em Belo Horizonte. Este concurso é uma vitrine para o que há de melhor na produção cafeeira de Minas, um dos maiores orgulhos do estado.

O evento de lançamento, realizado no Verdemar, destacou a importância do café mineiro para a gastronomia local e nacional. O governador Romeu Zema, presente na cerimônia, ressaltou o protagonismo do café produzido em Minas Gerais, mencionando que, de cada quatro xícaras de café consumidas no mundo, uma é originária do estado.

“Nosso governo tem dado todo o apoio a esses agricultores. A maioria desses cafés gourmets especiais são produzidos em pequenas propriedades, e é o produtor que dá um tratamento especial na lavoura e também no procedimento de colher, fazendo com que nós tenhamos esses cafés de altíssima qualidade. Isso para o desenvolvimento de Minas é fundamental, ” afirmou o governador Zema.

Ele destacou ainda a importância de uma remuneração justa para os agricultores, enfatizando que quando o produtor é bem remunerado, ele reinveste na lavoura e amplia a contratação de mão de obra, contribuindo para a geração de empregos e aumento de renda. “Nós entramos em um círculo virtuoso. É o que o governo tem feito, juntamente com a Emater-MG e com a Epamig, com o apoio do Verdemar, ” completou o governador.

O apoio contínuo da Emater-MG e da Epamig, aliado à parceria com o supermercado, tem sido crucial para o sucesso dos pequenos produtores de café. Esta colaboração tem promovido a excelência dos cafés mineiros e reforçado o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável da agricultura no estado.

 

Fonte e foto: Agência Minas

Compartilhe:
Exit mobile version