A busca por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), foi suspensa devido ao risco de desabamento da estrutura restante. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) detectou movimentação na ponte, o que levou à recomendação de interrupção dos trabalhos. A Marinha informou que um corpo foi encontrado por pescadores na noite de quarta-feira (26), a cerca de 6 km do local da tragédia, enquanto outros dois corpos foram localizados na quinta-feira (27), mas não puderam ser resgatados por questões de segurança.
Até o momento, nove mortes foram confirmadas e oito pessoas continuam desaparecidas. Os mergulhadores também localizaram caminhões que transportavam agrotóxicos e ácido sulfúrico a 35 metros de profundidade, além de uma moto e uma caminhonete. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) continua monitorando a qualidade da água do Rio Tocantins e, até o momento, não há risco de contaminação por produtos químicos.
Novos equipamentos, como uma câmara hiperbárica e mergulho independente, chegaram nesta sexta-feira (27) para auxiliar nas buscas. Enquanto isso, o Dnit segue com esforços para retirar os veículos da ponte, mas a operação está sendo impedida pelo risco de desmoronamento. A autarquia está também contratando balsas para facilitar a travessia no local e acelerar a reconstrução da ponte.
Fonte e Foto: Agência Brasil