Na sexta-feira (23) a Polícia Federal concluiu o processo de extradição de dois criminosos brasileiros procedentes de Minas Gerais que estavam escondidos em países do continente europeu.
O primeiro deles, nascido em Coronel Fabriciano-MG, foi preso em Luxemburgo e escoltado por agentes federais em voo comercial. Ele desembarcou no dia 23 no Aeroporto de Confins, foi conduzido ao presídio de Jaboticatubas-MG após exame de corpo de delito, onde está à disposição. Nascido em Coronel Fabriciano, o criminoso, acompanhado de uma mulher, efetuou do veículo que conduzia, disparos contra um homem que não resistiu aos ferimentos. O crime ocorreu em 2017, e, após o delito, o criminoso evadiu-se do local. Em abril de 2023, seu nome foi publicado na Difusão Vermelha da Interpol, rede de dados com nomes de criminosos com mandados de prisão expedidas por um juiz. Nesse caso, o responsável pelo mandado foi o Juízo da Vara Única da Comarca do município de Açucena-MG, que estabeleceu uma pena de 16 anos e 6 meses de detenção.
O segundo extraditado é natural de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte. Ele praticou crime de roubo, ameaça e restrição de liberdade de um motorista. Em 2018, junto de comparsas, e portando ilegalmente arma de fogo, efetuou disparos contra um caminhoneiro que, por conta de problemas mecânicos, necessitou parar na rodovia BR-356, próxima de Araguari-MG. Em 2023, seu nome foi publicado na Difusão Vermelha, uma vez que o Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Araguari emitiu um mandado de prisão preventiva, além de outros quatro mandados. No dia 23, vindo da Espanha, o criminoso, escoltado por policiais federais, desembarcou no Aeroporto de Uberlândia e se encontra à disposição da justiça.
Fonte e foto: Polícia Federal