O XVI Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de setembro. A competição reunirá 12 equipes, seis da Primeira Divisão e mais seis da Segunda.
Na Divisão Principal estão ADEACAMP (SP), BSB Quad Rugby (DF), Gigantes (SP), Gladiadores (PR), Ronins (SP) e Santer Vikings (RJ). Já a Divisão de Acesso será composta por CETEFE Lobos (DF), IREFES (ES), Minas Quad Rugby (MG), MSB Quad Rugby (SP) e duas equipes estreantes, o Arretados (PB) e o Drakkar Quad Rugby (SP).
“O Campeonato Brasileiro é o torneio mais importante do nosso calendário. Então, nossa expectativa é muito alta para que tenhamos bons jogos. Este ano temos pela primeira vez uma equipe do Nordeste na competição, sendo este mais um passo importante no fortalecimento do rúgbi no Brasil”, declarou José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).
Atual campeão Brasileiro e também da Copa dos Campeões, o Santer Vikings busca o terceiro título nacional de sua história. Venceu em 2021 e 2023. “Sem dúvidas as equipes olham nosso time como o time a ser batido. E temos que lidar com isso porque foi o que a gente construiu. Chegar ao topo é difícil, mas se manter é ainda mais difícil”, analisou Gilson Wirzma, um dos atletas mais experientes e um dos líderes do elenco do Santer.
“Essas pressões são normais. Os atletas de alto rendimento têm que saber lidar com as pressões internas e externas. E a gente trabalha muito a parte psicológica para que isso não atrapalhe”, completou.
Estreantes
Em 2024 duas novas agremiações debutam no Campeonato Brasileiro: o Arretados, de João Pessoa (PA), e o Drakkar Quad Rugby, de São Paulo (SP). A chegada das novas equipes ao cenário nacional fortalece os objetivos da ABRC de disseminação do rúgbi para novos praticantes e novas praças. A equipe Arretados (PB) é a primeira da região Nordeste a compor o quadro de filiados da ABRC, depois de fazer parte do Polo de Desenvolvimento em 2023.
A equipe é ligada ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (Lepafa-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba. “Estamos fazendo história, de fato. O projeto tem três anos e agora começamos a colher os frutos. Os atletas estão empolgados, querem experimentar, vivenciar, aprender, conhecer a estrutura do CT Paralímpico. Somos uma equipe iniciante, mas organizada a ponto de participar do Brasileiro. É gratificante ver que o trabalho diário está dando resultados”, celebrou Daniela Silveira, treinadora do time paraibano.
Já o Drakkar Quad Rugby surgiu a partir da iniciativa de um grupo de atletas de São Paulo que já praticava o rúgbi e que se uniu para fundar a nova agremiação. A equipe conta com a parceria do Instituto Entre Rodas, tradicional instituição da capital paulista que luta pelos direitos da pessoa com deficiência.
“A gente fica ansioso, mas uma ansiedade boa. Queremos dar esse passo importante. Em quadra, vamos procurar colocar nosso jogo em prática e buscar o melhor resultado. Esperamos que a gente possa ajudar o rúgbi a crescer trazendo mais atletas e ajudando outras equipes a desenvolverem o esporte”, declarou Bruno Landgraf, atleta e um dos fundadores do Drakkar.
Fórmula de disputa
Com o mesmo número de equipes participantes, as duas divisões seguirão o mesmo formato de disputa. Na fase de classificação, as seis equipes estão dispostas em um só grupo e todas se enfrentam em turno único. Ao final desta fase, o ranqueamento das equipes define os confrontos da segunda fase. 1° e 2° colocados disputam a decisão, enquanto 3º e 4º disputam a medalha de bronze, já 5º e o 6º colocados duelam pelo quinto lugar. O campeão da 2ª Divisão garante acesso à elite em 2025.
Todos os jogos terão transmissão do Canal da ABRC no Youtube e a grande final da 1ª Divisão, disputada no dia 27, às 17h, terá transmissão exclusiva no SporTV.
1ª Divisão
- ADEACAMP (SP)
- BSB Quad Rugby (DF)
- Gigantes (SP)
- Gladiadores (PR)
- Ronins (SP)
- Santer Vikings (RJ)
2ª Divisão
- Arretados (PB)
- CETEFE Lobos (DF)
- Drakkar Quad Rugby (SP)
- IREFES (ES)
- Minas Quad Rugby (MG)
- MSB Quad Rugby (SP)
Confira a tabela de jogos da 1ª Divisão:
24/09/2024
- 9h – GLADIADORES x GIGANTES
- 11h – SANTER x BSB
- 14h30 – GIGANTES x ADEACAMP
- 16h30 – BSB x GLADIADORES
- 18h30 – RONINS x SANTER
25/09/2024
- 9h – ADEACAMP x RONINS
- 11h – SANTER x GLADIADORES
- 14h30 – RONINS x BSB
- 16h30 – GLADIADORES x ADEACAMP
- 18h30 – GIGANTES x SANTER
26/09/2024
- 9h – ADEACAMP x BSB
- 11h – GIGANTES x RONINS
- 14h30 – SANTER x ADEACAMP
- 16h30 – RONINS x GLADIADORES
- 18h30 – BSB x GIGANTES
27/09/2024
- 10h – Disputa de 5° lugar
- 14h – Disputa de 3° lugar
- 17h – Final
Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro / Via ABRC
Foto: Alessandra Cabral / Via CPB