O Ministério da Saúde encerrou 2024 com avanços na gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a modernização de ferramentas que auxiliam gestores estaduais e municipais na tomada de decisões. A ampliação do uso dessas tecnologias busca aprimorar a eficiência nos gastos públicos e garantir acesso e qualidade aos serviços de saúde.
Entre as iniciativas está a modernização do Banco de Preços em Saúde (BPS), ferramenta criada em 1998 para registrar e consultar compras de medicamentos e dispositivos médicos. Em junho, o sistema ganhou uma nova interface online, painel de preços e a inclusão de mais de 3,8 mil itens atualizados no Catálogo de Materiais (CATMAT), que padroniza informações para licitações e aquisições.
Outra medida foi o fortalecimento do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), com destaque para a ferramenta ApuraSUS, que já auxilia na gestão de R$ 46 bilhões em 1.201 estabelecimentos de saúde, um aumento de 27% em relação a 2023. Essa ampliação permite detalhar custos em UBSs, hospitais, UPAs e hemocentros, otimizando a alocação de recursos em diferentes unidades públicas.
Fonte e Foto: Agência Gov