Após mais de sete anos de negociações e impasses, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e seus parceiros celebraram um marco importante para o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça-feira, 10 de setembro, foi assinado o contrato de transferência de tecnologia para a produção e fornecimento de insulina humana Regular e NPH. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Funed, a empresa brasileira Biomm e a Wockhardt, uma grande indústria indiana de biológicos, que detém a tecnologia de produção da insulina.
Este acordo representa um avanço significativo para o Brasil, que atualmente depende da importação para suprir sua demanda de insulina. Com a nova parceria, a expectativa é que a produção nacional alcance até 10 milhões de doses por ano, atendendo cerca de 50% da demanda do país.
A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que mais de 13 milhões de pessoas no Brasil vivem com a doença, o que corresponde a 6,9% da população. A insulina é um componente essencial para o tratamento do diabetes, e o SUS já oferece medicamentos gratuitos para os pacientes, além de acompanhamento pela Atenção Básica.
Felipe Attiê, presidente da Funed, destacou a importância da assinatura do contrato, que foi precedida por um longo período de preparação e ajustes. “Concretizar a assinatura dessa PDP não foi uma tarefa fácil. Foram quase oito anos de espera, mais de 64 ressalvas feitas pela Advocacia Geral do Estado (AGE-MG), todas já solucionadas, e um esforço descomunal dos servidores da Funed. Hoje, temos o orgulho de contribuir com a missão do SUS de salvar e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que tanto precisam da insulina,” comemorou Attiê.
O Papel da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP)
A PDP é uma política do Ministério da Saúde que visa regulamentar a produção de insumos estratégicos e de alto custo para o SUS. Com essa parceria, a Funed será responsável pela produção nacional da insulina, uma vez que há mais de 20 anos não existia produção deste medicamento por uma empresa brasileira.
O contrato prevê a transferência da tecnologia de produção de insulina para a Funed, enquanto a produção industrial em larga escala será conduzida pela Biomm, um parceiro nacional privado. A Wockhardt, empresa indiana com Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), também faz parte do acordo e fornecerá o conhecimento técnico necessário para a produção.
Fonte e foto: Secretaria do Estado de Saúde