Nesta quarta-feira (11), o Governo do Brasil e as agências das Nações Unidas com sede em Roma – Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil e FIDA – celebraram o Dia Internacional da Cooperação Sul-Sul em um evento realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília.
O encontro de alto nível também marcou os 15 anos de cooperação entre o Brasil e essas agências, além de abordar a discussão de novas parcerias futuras. O Brasil, junto com a FAO, WFP e FIDA, tem trabalhado para fortalecer a segurança alimentar e nutricional, promover a alimentação escolar sustentável e combater a pobreza e a fome, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A Embaixadora Maria Laura da Rocha, Ministra substituta das Relações Exteriores do Brasil, destacou que a cooperação Sul-Sul se tornou um elemento crucial para o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões ao longo das últimas décadas.
O Brasil lidera iniciativas como a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) na América Latina e Caribe, envolvendo 27 países na promoção de programas de alimentação inclusivos e sustentáveis. Durante o evento, foi anunciado um novo programa conjunto entre Brasil, FAO, WFP e FIDA, voltado para o apoio à agricultura familiar e à alimentação escolar. Os países Quênia e Guatemala, representados no evento, foram os primeiros a manifestar interesse em aderir à iniciativa.
Fonte e fotos: Abc Gov.