domingo, 15 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou avanços no programa de vacinação infantil do Brasil, com o aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas recomendadas. O país superou as metas em três delas: BCG, Poliomielite (reforço) e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). Além disso, o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo, doença que havia perdido o status em 2019. O avanço foi impulsionado por fatores como a retomada das campanhas de vacinação, a vacinação em escolas e a valorização do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O índice de imunização contra a poliomielite, por exemplo, subiu de 67,7% para 100% das crianças. A ministra ressaltou a importância da vacinação coletiva e enfatizou que a proteção depende da adesão de todos. Entre as vacinas que atingiram a meta, 12 já ultrapassaram os índices do ano anterior, com as principais imunizações ultrapassando a marca de 90% de cobertura.

Trindade também mencionou a relevância de estratégias regionais, o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e a mobilização contra o negacionismo para garantir o aumento das taxas de vacinação. Ela destacou que o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e o Movimento Nacional pela Vacinação contribuíram para o sucesso das campanhas.

Fonte e Foto: Agência Gov

Compartilhe:
Exit mobile version