Na sexta-feira (09), o presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi, declarou feriado nacional para homenagear Letsile Tebogo, o primeiro medalhista de ouro olímpico do país e o primeiro africano a conquistar o ouro nos 200 metros nos Jogos Olímpicos.
Masisi exaltou o velocista de 21 anos como a “Sensação de Botsuana” após sua performance impressionante nas Olimpíadas de Paris na quinta-feira (08).
“Essa conquista ficará gravada nos anais da história da república”, afirmou o presidente Masisi. A medalha de ouro de Tebogo é a terceira olímpica para Botsuana, após Nijel Amos ter conquistado a prata nos 800 metros em Londres 2012 e o revezamento 4×400 metros masculino ter ganhado bronze em Tóquio 2020. Masisi também prestou homenagem à mãe de Tebogo, sua maior fã, que faleceu em maio.
Tebogo é apenas o segundo atleta africano a ganhar uma medalha nos 200 metros e o primeiro a conquistar o ouro. O namibiano Frankie Fredericks foi prata nos 200 metros em Barcelona 1992 e em Atlanta 1996.
O vice-presidente sênior do Comitê Olímpico Nacional de Botsuana, Tshepo Sitale, expressou à AFP que o comitê estava “extremamente feliz” com a vitória de Tebogo.
Com as informações do Africanize
Foto: Reuters