No dia 7 de janeiro, a Prefeitura de Bom Jardim de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), um estudo realizado por agentes de endemias com o objetivo de identificar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O levantamento, que ocorre quatro vezes ao ano, é essencial para avaliar a distribuição do mosquito no município e classificar o risco de surtos na cidade.
O trabalho dos agentes de saúde e endemias consiste em verificar diferentes pontos da cidade para analisar a presença de larvas do Aedes aegypti. Com isso, é possível adotar medidas rápidas e eficazes para o controle e combate ao mosquito, ajudando a evitar a proliferação dessas doenças.
Além das ações realizadas pelos profissionais, a Prefeitura de Bom Jardim de Minas destaca a importância da colaboração da população. Pequenas atitudes diárias podem fazer a diferença no combate ao Aedes aegypti. A recomendação é que a população tome cuidados simples, como amarrar corretamente os sacos de lixo, manter a caixa d’água bem vedada, não acumular sucata e entulho, colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais cobertos, limpar as calhas da casa, e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
Receber bem os agentes de saúde e de endemias é fundamental para a realização do trabalho, que visa proteger a população e prevenir surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O Levantamento Rápido de Índices é uma ação contínua que, com o esforço coletivo de toda a comunidade, busca garantir um ambiente mais saudável e seguro para todos.
Com as informações e fotos da Prefeitura de Bom Jardim de Minas