As Paralimpíadas Escolares 2024 começaram na noite de terça-feira (26/11), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de mais de 2 mil atletas. O evento, considerado o maior do mundo para crianças e jovens com deficiência, reúne competidores em 13 modalidades, como atletismo, natação, bocha, tênis de mesa e badminton. A secretária nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, destacou o impacto do Bolsa Atleta, o maior programa de incentivo ao esporte individual do mundo, que tem sido fundamental na formação de novos talentos no esporte paralímpico.
Iziane ressaltou que o programa tem sido crucial para o desenvolvimento de atletas, permitindo que muitos retornem às Paralimpíadas Escolares, como os 275 atletas bolsistas da categoria estudantil paralímpica deste ano. A importância do Bolsa Atleta também foi destacada pela campeã parapan-americana de natação, Alessandra Oliveira, que atribuiu parte de seu sucesso ao programa, que contribuiu com apoio financeiro para alimentação, materiais e suplementação.
Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), também enfatizou a relevância do Bolsa Atleta em todas as etapas da trajetória esportiva. Segundo ele, o programa oferece a base necessária para que esses atletas possam alcançar competições de alto nível, como os Jogos Paralímpicos.
Fonte e Foto: Agência Gov