A Cooperativa Costas 5588, às margens da BR 265, foi palco de uma reunião que reuniu representantes do setor empresarial, acadêmico, público e da imprensa para apresentar à comunidade o “Selo Comércio Justo” e sua campanha de fomento.
O Comércio Justo é uma iniciativa socioeconômica internacional que utiliza o comércio como uma ferramenta para promover o desenvolvimento de produtores locais e fortalecer suas comunidades. Em Boa Esperança, o “Selo Comércio Justo” foi regulamentado pela lei n° 5.693, de 7 de outubro de 2022, oferecendo às empresas certificadas uma série de benefícios, como a participação exclusiva em licitações e divulgação em eventos.
Para obter o selo, as empresas devem atender a critérios relacionados à sustentabilidade e boas condições de trabalho. À medida que os requisitos são cumpridos, o selo pode ser classificado em níveis bronze, prata e ouro.
Durante o encontro, Eliana Reis, coordenadora do comitê gestor do Comércio Justo em Boa Esperança, destacou os benefícios da adesão ao selo, que vão além do fortalecimento da economia local, impactando positivamente áreas como saúde, educação e segurança.
A campanha conta com o apoio de uma equipe de advogados da FDSM – Faculdade de Direito do Sul de Minas, de Pouso Alegre, que se disponibilizou para auxiliar nos trâmites necessários.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: projetosocialcomerciojusto@gmail.com ou acesse a página de cadastro no site oficial da prefeitura: https://boaesperanca.mg.gov.br/comercio-justo. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa importante iniciativa!
Fonte e foto: Prefeitura de Boa Esperança