Já imaginou reunir um grupo de jovens com idade média de 18 anos e idosos acima de 60 anos? O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), na Biblioteca Municipal de Claraval. De um lado, alunos do 3º ano (3reg1/manhã) do ensino médio, da Escola Estadual Iarbas Rodrigues. Do outro, integrantes do Grupo Melhor Idade, mantido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O encontro foi ideia dos estudantes.
A iniciativa inédita dos alunos veio após eles criarem o Projeto Geração Solidária, tendo como público alvo os idosos. O objetivo do programa é promover a integração entre as diferentes gerações, criando vínculos entre jovens e idosos de Claraval (MG) através de atividades lúdicas e momentos de descontração.
A ação teve início pouco depois das 13 horas e a primeira interação dos alunos foi com idosos do Melhor Idade. A dinâmica de apresentação abriu o encontro, seguida de técnicas de respiração para relaxamento, além de aulas de alongamento para todas as idades.
A interação de fato entre estudantes e idosos começou quando todos se sentaram em torno de mesas para, juntos, pintarem quadros com tinta guache (as “obras de arte” serão expostas na Escola Iarbas Rodrigues a partir desta quinta-feira). O encontro ganhou um toque especial com um saboroso café da tarde e se encerrou com uma das maiores alegrias dos idosos: bingo.
Fonte e fotos: Prefeitura de Claraval