A Educação de Betim alcançou um marco histórico no dia 5 de dezembro, ao ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com a categoria ouro do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024. A condecoração, publicada no Diário Oficial da União, gratifica o empenho do município em garantir a alfabetização plena de crianças até o 5º ano do ensino fundamental, mitigando os impactos da pandemia da covid-19 na educação básica. Em Minas Gerais, somente 32% dos municípios receberam o selo ouro.
A iniciativa do MEC destaca o papel das Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano na alfabetização das crianças brasileiras. Pactuado entre entes federativos, o Compromisso tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o fim do 2º ano do ensino fundamental e focar a recuperação da aprendizagem de crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
Os eixos que determinaram o selo ouro de Betim consideram, dentre outros pontos, a formação de gestores escolares e de professores alfabetizadores; a infraestrutura física e pedagógica, com material didático complementar para a alfabetização; material pedagógico de apoio aos docentes da educação infantil; e espaços de incentivo a práticas da leitura apropriados à faixa etária e ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos educandos.
“Esse reconhecimento coroa os esforços da gestão nos últimos oito anos para erradicar o analfabetismo em Betim. Alcançamos a pontuação máxima nos 20 eixos avaliados, graças a ações como a capacitação de profissionais, o reforço pedagógico para alunos afetados pela pandemia da covid-19, o atendimento de mais de 4 mil crianças no projeto Mais Alfabetização, a aquisição do novo acervo literário da educação infantil e do ensino fundamental com mais de 120 mil livros para incentivo à leitura e escrita, e a construção de 16 novas creches, abrindo mais de 6 mil novas vagas para alunos. Hoje, as crianças de Betim saem das creches lendo, o que as ajuda no processo de alfabetização”, destacou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.
Fonte e fotos: Prefeitura de Betim