A Prefeitura de Belo Horizonte inicia uma nova fase de testes com ônibus elétricos na capital. Um veículo da empresa Marcopolo operará na linha 2101 (Grajaú/Sion), em quatro viagens que partem do ponto final da Avenida Silva Lobo, 2.151, nos horários: 6h20, 8h26, 14h30 e 16h51.
Além da Marcopolo, outras três empresas também começarão os testes em BH assim que os veículos estiverem vistoriados e aptos a circular: Ankai Brasil, Volvo, e BYD. Essas empresas foram selecionadas por meio de chamamento público para um Acordo de Cooperação Técnica de estudos e projetos operacionais para futuras contratações e licitações.
Os testes iniciados nesta sexta-feira são um importante passo para ampliar o conhecimento sobre a tecnologia dos ônibus elétricos, fornecendo informações para auxiliar no processo de aquisição desses veículos pela PBH com recursos de financiamento do PAC.
Plano de Mobilidade Limpa
No final do ano passado, a Prefeitura lançou o Plano de Mobilidade Limpa, que prevê a substituição de 40% da frota atual por ônibus movidos por energia limpa até 2030, incluindo ônibus elétricos. O Plano visa reduzir a emissão de carbono e alinha o município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Ônibus Elétricos
A inclusão de ônibus movidos a combustíveis não fósseis busca contribuir com a qualidade do meio ambiente urbano, aumentar a eficiência ao sistema de transporte e proporcionar mais conforto aos usuários.
A Prefeitura garantiu recursos para a compra de ônibus elétricos, através do projeto aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções do governo federal. São R$317 milhões destinados à aquisição de cerca de 100 ônibus elétricos, que serão incorporados à frota do transporte coletivo municipal. Os ônibus serão adquiridos pela PBH e cedidos na modalidade de comodato às empresas concessionárias para que a prestação do serviço seja realizada em linhas específicas, determinadas pela Superintendência de Mobilidade (Sumob).
Os ônibus elétricos podem atingir velocidades de 70 a 80 km/h e têm uma autonomia de cerca de 230 km por carga, acomodando até 80 passageiros. Eles não emitem poluentes locais e reduzem significativamente o ruído, melhorando a qualidade do ar e proporcionando um ambiente urbano mais tranquilo. Com economia de até 80% no consumo de energia comparado aos ônibus a diesel, as emissões de CO2 são reduzidas. A recarga com eletricidade de fontes renováveis reforça o perfil sustentável dos veículos.
Os testes com ônibus elétricos na capital começaram em outubro de 2023. O primeiro modelo testado foi da BYD e abrangeu seis das nove regionais de Belo Horizonte, especialmente a regional Centro-Sul.
Fonte e Foto: Prefeitura de Belo Horizonte