A Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, realiza na quarta-feira (5), das 8h30 às 12h, no Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada), o evento de encerramento do Colabora – O Laboratório de Ideias do Edital de Patrocínio – Belo Horizonte Cidade dos Eventos. A iniciativa visa fomentar e qualificar a produção de eventos com potencial turístico na capital mineira.
O evento promoverá debate e troca de experiências sobre as melhores práticas na organização de eventos, com foco em cultura, sustentabilidade e inovação. Além disso, serão apresentados os principais resultados obtidos ao longo do ciclo, incluindo um caderno de sugestões para aprimoramento dos próximos editais de patrocínio e estratégias para fortalecer a competitividade de Belo Horizonte como destino turístico.
A programação começa às 08h30 com credenciamento, coffee break e a abertura oficial. Às 09h, Belotur e Sebrae Minas dão as boas-vindas aos participantes, preparando o terreno para um dia de debates e trocas de experiências. Em seguida, das 09h30 às 10h40, acontece o painel “Cenários e Bastidores”, mediado por Lidiane Samora, com a participação de Gabriela Guimarães (SOLOS), Mateus Professor (Poeira Pura), Marina Reis (Poeira Pura) e Adriana Barbosa (PretaHub), que discutirão os desafios e oportunidades no setor. Logo após, das 10h40 às 11h50, o painel “Aportes – Captação de Patrocínio”, mediado por Bárbara Menucci (Belotur), traz as convidadas Paula Leão (Xeque Mate Bebidas), Patrícia Tavares (Do Brasil), e Hannah Drumond (Cemig) para compartilhar insights sobre estratégias de captação de recursos. O evento se encerra às 12h, concluindo uma manhã de aprendizado e conexões.
“A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para fortalecer a cadeia produtiva de eventos e do turismo em Belo Horizonte. O Colabora representa mais um passo na promoção de inovações e no estímulo ao empreendedorismo no setor, qualificando a oferta de eventos da capital e alinhando nossas iniciativas às novas tendências globais. Estamos consolidando Belo Horizonte como um destino turístico de destaque, competitivo e sustentável, capaz de atrair grandes eventos e movimentar a economia local”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Parceria estratégica para o desenvolvimento do turismo
O evento de encerramento do Colabora faz parte do convênio “Desenvolvimento e Promoção do Destino Belo Horizonte Surpreendente”, firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas em março de 2024. A parceria busca aprimorar o setor de eventos por meio de capacitação, benchmarking e análise crítica, contribuindo para a profissionalização e o crescimento sustentável da cadeia produtiva do turismo na cidade.
Ao longo do ciclo, o programa Colabora promoveu entrevistas, oficinas e capacitações, criando um ambiente de inovação e networking para organizadores de eventos e outros agentes do setor. O evento de encerramento será uma oportunidade para compartilhar aprendizados e consolidar alianças estratégicas entre o mercado turístico e os organizadores de eventos.
“Belo Horizonte se destaca como um potencial turístico vibrante, unindo cultura, gastronomia e belezas naturais, além do nosso carnaval. A capital mineira se consolida como um polo atrativo para visitantes, oferecendo experiências únicas e impulsionadoras, que aquecem a economia local. Juntos com a Belotur, estamos potencializando os pequenos negócios dentro do Programa Colabora para fomentar a troca de experiências e incentivar a inovação para um ecossistema de eventos com as melhores práticas sustentáveis”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Edital de Patrocínio Belo Horizonte – Cidade dos Eventos
Criado como uma das principais políticas públicas de incentivo ao turismo e lazer na cidade, o Edital de Patrocínio Belo Horizonte – Cidade dos Eventos tem o objetivo de consolidar a capital como um destino turístico diversificado, sustentável e seguro. O edital contempla eventos de diferentes segmentos, como festivais, shows, congressos, seminários, feiras de negócios e gastronomia, fortalecendo a vocação de Belo Horizonte para sediar grandes acontecimentos.
Desde o lançamento, em 2023, o edital já beneficiou mais de 60 proponentes, com um investimento superior a R$ 7 milhões, ampliando o impacto econômico e cultural dos eventos na cidade.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Bernardo Silva