A Prefeitura de Belo Horizonte ocupa o primeiro lugar no país no ranking de qualidade de informação contábil e fiscal, medido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O Ranking Siconfi avalia a qualidade da informação e consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais enviados pelas prefeituras, estados e União para o Tesouro Nacional.
Belo Horizonte recebeu 147,53 pontos, à frente de Salvador (147,45) e Vitória (147), segundo e terceiro lugar respectivamente. O ranking teve sua primeira avaliação em 2020, com os dados de 2019. A PBH se manteve em primeiro lugar durante três edições do ranking.
O método utilizado é o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O ranking compara o desempenho de 26 capitais (Brasília não é considerada) e demonstra o desempenho na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para a STN, permitindo maior transparência e confiabilidade dos dados apresentados.
“O prêmio recebido pela Prefeitura de Belo Horizonte demonstra a dedicação dos servidores da capital, aliada a uma determinação de se fazer bem feito o trabalho, com transparência na aplicação dos recursos públicos”, diz o secretário da Fazenda, Leonardo Colombini.
Fonte e Foto: Prefeitura de Belo Horizonte