Belo Horizonte completará 127 anos nesta quinta-feira (12) e, para celebrar a data, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, e parceiros organizam uma programação especial que será promovida ao longo do dia. Está previsto abertura de mostras, apresentação de cantata, e destaque para a inauguração da Iluminação Monumental permanente do Palácio da Liberdade e um emocionante show de drones. A iniciativa exalta a história da capital, reconhecida como um polo cultural e turístico, atraindo visitantes de todo o país e do exterior.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo de Minas vão inaugurar a iluminação permanente do Palácio da Liberdade, a partir das 19h, dentro do Programa Minas para Sempre, que permitiu a revitalização do espaço ao londo do ano. Pela primeira vez, o equipamento e os detalhes de sua arquitetura serão valorizados com uma tecnologia que permitirá a iluminação de todas as fachadas de maneira uniforme. No momento da inauguração, as luzes do Natal da Mineiridade na Praça da Liberdade e a iluminação pública do entorno imediato do Palácio serão apagadas para realçar a beleza e a entrega da Iluminação Monumental para a cidade.
A instalação dessas luzes foi contemplada por meio do Semente, o núcleo de projetos socioambientais do MPMG e contou com a coordenação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que orientou a escolha da tonalidade das luzes na cor âmbar. Em datas especiais, como o Natal e o Outubro Rosa, por exemplo, o centro cultural poderá receber também projeções luminosas em cores diferentes do projeto original.
Na sequência, às 19h30, haverá a apresentação da Cantata de Natal Copasa com a Orquestra Jovem das Gerais em frente às escadarias do Palácio da Liberdade. Outro destaque que celebrará o aniversário de BH e a universalidade do espírito natalino será um show de drones, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o qual integra a programação do Natal da Mineiridade.
A partir das 20h30, o espetáculo luminoso proporcionará uma verdadeira coreografia aérea, composta por 12 formações que criarão imagens deslumbrantes no céu de Belo Horizonte. O show trará símbolos tradicionais do Natal, como o nascimento do menino Jesus, a árvore de Natal, os três Reis Magos, e o Papai Noel. Além disso, serão homenageados ícones da capital mineira, como a Praça Sete.
Mostras
Duas exposições complementam a programação. A primeira delas é a retrospectiva individual de Yara Tupinambá, que será inaugurada, a partir das 11h, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes. A mostra “Paisagens da Alma Mineira” reúne 121 obras, entre pinturas, gravuras, objetos, estudos, desenhos e registros fotográficos com curadoria do Instituto & Memorial Yara Tupynambá.
Dividida em sete setores (Autorretratos; Território Mineiro; História e Memória de Minas Gerais; Arte e Tradição; Audiovisual; Processos; e Sala Educativa Colaborativa), a exposição permeia os principais temas e aspectos que circundam a obra da artista mineira. A natureza, os personagens, o sertão, as paisagens, o rio São Francisco, as festas populares, os santos e anjos compõem a iconografia de Yara, cujo trabalho dialoga com a diversidade de Minas Gerais, explorando aspectos históricos, folclóricos e culturais.
A outra é uma exposição inédita do renomado pintor mineiro Carlos Bracher, que reúne do primeiro quadro pintado em Belo Horizonte a mais de 30 obras feitas exclusivamente para a ocasião. A mostra será inaugurada a partir das 10h, na Casa Fiat de Cultura. Intitulada “Belo Bracher Horizonte”, a exposição reúne pinturas a óleo, aquarelas e estandartes que revelam a paixão de Bracher pela capital mineira.
Fonte: Secult
Foto: Divulgação / PBH