Na sexta-feira (15/11), uma criança de 20 dias foi salva graças à rápida intervenção de uma militar do Corpo de Bombeiros, que realizou manobras de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas da criança engasgada.
O incidente aconteceu quando uma mulher, visivelmente desesperada, pediu ajuda na frente do Grupamento do Corpo de Bombeiros, no município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco
Imediatamente, a militar do Corpo de Bombeiros, Juliane, treinada para situações de emergência, com agilidade, iniciou as manobras adequadas para desobstruir as vias respiratórias da criança, aplicando técnicas de desengasgamento.
Após alguns momentos de tensão, as manobras surtiram efeito, e a criança começou a respirar novamente, o que trouxe alívio imediato à mãe e a todos que estavam ao redor.
O incidente reforça alguns cuidados que devem ser tomados em caso de engasgos. Dentre, destacam-se:
Nunca Bata na Barriga do Bebê
Evite bater ou apertar a barriga do bebê, pois isso pode agravar a obstrução e piorar a situação.
Chame o SAMU ou Procure Atendimento Médico
Mesmo que o bebê se recupere rapidamente após a manobra, é essencial que ele seja avaliado por um profissional de saúde para garantir que não haja danos internos ou outras complicações.
Prevenção é o Melhor Remédio
Evite alimentos perigosos: Até 1 ano, evite oferecer alimentos sólidos, como nozes, amendoins, frutas grandes ou pedaços grandes de carne.
Supervisão constante: Mantenha uma vigilância constante enquanto o bebê está brincando ou alimentando-se.
Posição ao dormir: Coloque o bebê para dormir de costas, de acordo com as orientações médicas, para reduzir o risco de engasgo durante o sono.
Fonte e foto: Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Pernambuco