Na quinta-feira (26), o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) promoveu a solenidade de formatura do 10º Curso de Operador Aerotático (Coat). O evento contou com a presença do coronel Moisés Magalhães de Sousa, comandante especializado de bombeiros, do Renato Werner, cônsul honorário da Eslováquia e de diversas outras autoridades. A solenidade homenageou dos 12 (doze) novos operadores aerotáticos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), juntamente com familiares e amigos.
O curso tem como objetivo capacitar praças do CBMMG com conhecimentos técnicos que os habilitem ao desempenho das atividades em operações aéreas, embarcados ou em solo, além de padronizar técnicas e procedimentos operacionais relacionados com a utilização de aeronaves.
Durante o curso, os militares receberam instruções teóricas e práticas diversas, nas quais puderam aprender sobre conhecimentos técnicos de aeronaves, doutrina de emprego de aeronaves, gerenciamento de cabine (CRM), meteorologia, navegação, regulamento de tráfego aéreo, segurança operacional aeronáutica, teoria de voo, instrução aeromédica, combate a incêndio florestal, manobras aquáticas, manobras em altura, operações com equipamentos especiais, sobrevivência, salvamento terrestre e salvamento veicular.
Após o período do curso, os formandos cumpriram o estágio supervisionado com plantões operacionais em todas as Companhias Especiais de Operações Aéreas da Esquadrilha Arcanjo, a saber: Belo Horizonte, Varginha, Montes Claros e Uberaba. Dessa forma, foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.
A solenidade também contou com a despedida do subtenente Jordan Martins Rodrigues, que serviu no BOA por cerca de dezessete anos. Foi um lindo momento de homenagem ao militar, cujo discurso foi carregado de emoção, desde suas experiências vividas na unidade às boas-vindas dadas aos novos tripulantes.
Fonte e foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais