Aconteceu na tarde da segunda-feira, 13 de maio, no distrito de Santana do Capivari, em Pouso Alto, a inauguração da Base Descentralizada do SAMU.
Participaram da soledade o prefeito de Pouso Alto, Vicente Wagner (Pé); o prefeito de São Sebastião do Rio Verde, Sandro Lisboa Martins; o secretário de Saúde de São Sebastião do Rio Verde, Márcio; o prefeito de Virgínia, Kadu do João Bosco; o prefeito de Itamonte, Alexandre Filadelfo; o prefeito de Itanhandu, Paulo Henrique e o prefeito de Alagoa, Juliano Diniz.
Além de prefeitos, também estiveram as seguintes autoridades: secretário de Saúde de Passa Quatro, Marcelo da Silva; deputado estadual de Minas Gerais e ex-presidente do SAMU, Rodrigo Lopes; chefe da 17ª Delegacia da PRF de Caxambu, Mauro Mansilha dos Reis Filho; representando a Polícia Militar de Pouso Alto, sargento Viana; equipe do SAMU; secretário Executivo do SAMU, Felipe Augusto; presidente da Câmara de Pouso Alto, vereador Wilson, e os vereadores Ana Maria, Paulo Sérgio e Vicente; representante da subprefeitura de Santana do Capivari, João Carlos; chefe da Tributação José Antônio, secretário de Saúde, José Fernando e secretária de Gabinete, Letícia Ribeiro.
O SAMU 192 é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, criado em 2003 pelo Governo Federal como parte do Plano Nacional de Atenção às Urgências, e oficializado pelo Ministério de Saúde em abril de 2004.
Com a finalidade de melhorar o atendimento de saúde, o SAMU 192 presta socorro à população em situação de urgência e emergência em qualquer lugar, seja nas residências, locais de trabalho ou vias públicas. É um modelo de assistência padronizado que opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, com discagem telefônica gratuita e de fácil acesse (linha 192), com regulação médica regionalizada, hierarquizada e descentralizada.
A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. O médico regulador avalia qual o melhor recurso para o paciente: designa uma ambulância de suporte básico de vida (USB), com técnico de enfermagem e condutor de ambulância para o atendimento no local; ou, de acordo com o gravidade do caso, envia uma unidade de suporte avançado – UTI Móvel (USA), com médico, enfermeiro e condutor de ambulância. Também é feita a comunicação da urgência ou emergência aos hospitais públicos, a fim de preparar a equipe do hospital para receber o paciente e dar continuidade ao atendimento.
O SAMU é uma instituição que trabalha em rede. Neste modelo, trabalha-se com a implantação de SAMUs regionais e municipais. Na região, o Sul de Minas, essa rede é gerenciada pelo CISSUL, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas. Segundo dados do próprio CISSUL, essa rede contempla 154 municípios, atendendo em torno de dois milhões e seiscentas mil pessoas, sendo considerado a maior do Brasil em números de municípios atendidos. Já faziam parte da rede no início deste ano 35 ambulâncias de suporte básico e dez de suporte avançado, distribuídas em 35 bases para o atendimento em saúde.
No entanto, devido aos esforços para que o atendimento em saúde seja cada dia melhor, esse número está crescendo, com a inauguração da base do distrito de Santana do Capivari, em Pouso Alto, e também de diversos outros municípios da região que estarão inaugurando suas bases ao longo do mês de maio.
A Base Descentralizada do SAMU na região de Pouso Alto, é uma infraestrutura que irá garantir tempo-resgate de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos do SAMU. A base está localizada estrategicamente nos municípios de forma a contemplar o atendimento na região, respeitando a ordenação dos fluxos de urgência através de grade de serviços regionalizada e hierarquizada. A base de Pouso Alto representará um grande aumento na qualidade e agilidade da assistência de urgência e emergência das cidade de Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Virgínia, São Sebastião do Rio Verde e Pouso Alto.
A conquista da nova Base do Samu, em Pouso Alto se deve a luta de todos que trabalharam incansavelmente a fim da instalação da mesma. Essa foi uma excelente conquista com a concretização deste sonho para todos.
Por Bruno Moraes