Lojas e pubs vazios em centros urbanos estão sendo aproveitados pelo crime organizado para cultivar maconha em larga escala no Reino Unido. No último ano, a polícia conduziu operações em diversas propriedades desocupadas, incluindo uma antiga loja de brinquedos em Ayr, na Escócia, e um antigo banco em Welshpool, no País de Gales.
Restaurantes, cafés, boates, casas de bingo e prédios comerciais desativados têm sido utilizados para o cultivo de cannabis, conforme relatado pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia (NPCC). Em Newport, no sul do País de Gales, criminosos transformaram vários andares de uma antiga loja de departamentos na principal rua comercial da cidade para cultivar mais de 3 mil plantas de cannabis. O valor de mercado dessa produção foi estimado em 2 milhões de libras, cerca de R$ 14 milhões.
A polícia alertou que agentes imobiliários, eletricistas e outros comerciantes serão processados se ajudarem gangues a converter prédios em plantações de cannabis. Richard Lewis, chefe de polícia e líder do NPCC para o combate às drogas, explicou que a decadência das ruas comerciais tem criado oportunidades para grupos criminosos.
Ele destacou que a falta de movimento noturno facilita o ocultamento das plantações, que passam despercebidas mais facilmente em áreas com pouca circulação de pessoas.
No ano passado, as operações de combate às plantações de cannabis foram intensificadas, resultando na emissão de mil mandados e aproximadamente mil prisões. Em Newport, a polícia desmantelou várias plantações, incluindo uma grande operação na antiga loja de departamentos Wildings, que havia fechado em 2019. O sargento Dan Wise observou uma mudança nos últimos anos, com gangues mirando estabelecimentos comerciais vazios em uma cidade com uma das maiores taxas de desocupação do Reino Unido após a pandemia.
Dados do Consórcio de Varejo Galês mostram que mais de uma em cada seis lojas no País de Gales está desocupada.
A polícia tem trabalhado com o Newport City Council para criar um banco de dados de propriedades vulneráveis ao uso por gangues. Além de atacar os cultivadores, a polícia também está processando proprietários e profissionais que facilitam essas atividades.
Para ajudar a identificar possíveis plantações de maconha, a polícia sugere estar atento a sinais como janelas cobertas com fita adesiva, luzes acesas nas primeiras horas do dia e tendas do lado de fora. A polícia pede à população que denuncie qualquer suspeita de uso inadequado de propriedades para cultivo de drogas.
Com as informações da BBC
Foto: BBC