quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

matéria atualizada às 16h27 de 25/12/2024

Aeronave foi fabricada pela Embraer

Um avião da Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). A aeronave, fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), realizava o voo J2-8243 e havia partido de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grózni, na Rússia.

Das 67 pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco membros da tripulação, incluindo cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão. De acordo com informações divulgadas pela Reuters, 32 pessoas sobreviveram, enquanto 29 permanecem hospitalizadas. O número de mortos ainda não foi oficialmente confirmado, mas estimativas variam entre quatro e mais de 30, segundo fontes como a Associated Press e a Al Jazeera.

O órgão regulador de aviação da Rússia informou que o piloto decidiu realizar um pouso de emergência, a cerca de 3 km de Aktau, após a aeronave colidir com um pássaro. A companhia aérea e autoridades locais continuam investigando as causas do acidente.

Segundo a Reuters, a queda ocorreu logo após ataques de drones atingirem o sul da Rússia. Na manhã desta quarta-feira, o aeroporto russo mais próximo da rota do avião havia sido fechado.

As autoridades do Cazaquistão anunciaram a formação de uma comissão governamental para investigar o caso. Integrantes do grupo foram enviados ao local para garantir suporte às famílias das vítimas e feridos. O governo cazaque também declarou que cooperará com o Azerbaijão durante a apuração dos fatos.

Foto: reprodução Azamat Sarsenbayev/Reuters

Compartilhe:
Exit mobile version