Na noite de segunda-feira (17), um acidente aéreo abalou a ilha de Roatán, na costa caribenha de Honduras. Um avião decolou do Aeroporto Internacional Juan Manuel Galvéz com destino ao aeroporto de La Ceiba, no continente hondurenho, mas caiu logo após a decolagem, resultando na morte de 12 pessoas.
Segundo a Agência Hondurenha de Aeronáutica Civil (Ahac), o acidente ocorreu às 18h18, horário local (21h18, em Brasília), poucos minutos após o voo deixar a pista. A aeronave, um Jetstream 32, de matrícula HR-AYR, era operada pela companhia Lanhsa e transportava 15 passageiros e 2 tripulantes.
Entre as vítimas fatais, estava o músico hondurenho Aurelio Martine Suazo, famoso por sua contribuição à música garífuna, um importante estilo musical da cultura afro-hondurenha. Sua morte foi sentida profundamente por fãs e colegas, que o reconheciam como um ícone na música do país.
A Ahac informou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas e que uma investigação detalhada será conduzida para determinar os fatores que levaram à queda da aeronave. A companhia aérea Lanhsa também se comprometeu a colaborar com as autoridades nas apurações.
Com as informações da TC Cultura
Foto: Reprodução / Aerolíneas Lanhsa