Aconteceu nesta sexta-feira, 10 de maio, a visita técnica ao Centro Oncológico Sul-Mineiro, localizado na cidade de São Lourenço. O prédio que abriga a unidade é um anexo do Hospital de São Lourenço e foi idealizado através da parceria entre a instituição e a Prefeitura de São Lourenço para atendimento de toda população.
Durante a visita, estavam presentes autoridades, corpo clínico do hospital e representantes da sociedade civil, que prestigiaram e conheceram as instalações da unidade que certamente trará inúmeros benefícios àqueles que necessitarem de atendimento oncológico.
Entre as autoridades presentes, o prefeito de São Lourenço Walter Lessa, deputado federal Dr. Frederico, deputado estadual Zé Guilherme, vice-prefeito de São Lourenço Agilsander Rodrigues da Silva, presidente da diretoria executiva do Hospital São Lourenço, Dr. Márcio José Santiago Alves; vice-presidente da Diretoria Executiva do Hospital São Lourenço, Dr. Luiz Carlos Junqueira Castro; os representantes do Legislativo municipal, vereadores Rodrigo Martins de Carvalho e Patrícia Pereira Lessa, além de secretários municipais.
Em suas palavras, Dr. Márcio José Santiago Alves ressaltou o trabalho realizado pelo prefeito Dr. Lessa que foi um divisor de águas para a saúde de São Lourenço e se disse honrado em tê-lo como médico do corpo clinico do hospital, assim como o deputado federal Dr. Frederico.
O deputado estadual Zé Guilherme destacou a importância do centro oncológico para a população são-lourenciana e disse que o município pode contar com seu trabalho para o desenvolvimento e avanço da cidade, principalmente no que se refere a saúde.
Já em suas palavras, o médico e deputado federal Dr. Frederico enalteceu o trabalho de todos os colaboradores do Hospital São Lourenço por toda dedicação a saúde pública. O parlamentar, que já fez parte do corpo clínico oncológico do hospital, parabenizou a todos os envolvidos pela conquista do centro oncológico, em especial ao prefeito Walter Lessa pela dedicação, coragem e responsabilidade do Chefe do Executivo. O deputado destacou ainda que o trabalho deve ser feito a quatro mãos, governo municipal, parlamentares estaduais e federais e hospital para que a conquista gere bons resultados.
O prefeito de São Lourenço, Walter José Lessa, disse que está tendo a felicidade e o privilégio, enquanto prefeito, de fazer parte desse momento tão importante, histórico e especial para a saúde de São Lourenço. O Chefe do Executivo destacou que iniciou seus atendimentos médicos no Hospital de São Lourenço no ano de 1981 e que na época havia, em média, 15 médicos para atendimento da população e hoje o corpo clínico conta com aproximadamente 300 profissionais em diversas áreas da medicina. O prefeito ainda agradeceu aos deputados presentes e seus representantes que destinaram recursos para o Hospital São Lourenço e destacou ainda que tais repasses são para salvar vidas e que isso possui um valor imensurável a quem necessita.
Após as falas das autoridades, todos puderam visitar as instalações do Centro Oncológico Sul-Mineiro do Hospital São Lourenço, que está situado na Rua Senador Soares dos Santos, s/nº, atendendo pacientes com qualquer tipo de câncer que necessitem de acompanhamento oncológico e/ou tratamento com quimioterapias, hormonioterapias e oncohematologias.
O atendimento no local é feito por uma qualificada equipe multiprofissional composta por médicos oncologistas, cirurgiões oncológicos e hematologistas; profissionais de enfermagem, farmácia e secretaria.
A estrutura física é composta por: recepção; salas de espera (adulta e infantil); consultórios médicos; salas de aplicação (adulta e infantil); salas de enfermagem e de emergência, farmácia e sala de preparo de medicações.
Por Tiago Carvalho