O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), participou na tarde desta segunda-feira (18) da solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont. O evento foi realizado na Villa Foncá, no município da Zona da Mata que leva o nome do inventor do avião, e contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus (Novo), e do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, entre outras autoridades.
A honraria foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano. O objetivo é comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada do que o ar, o 14-Bis, realizado em outubro de 1906 em Paris, na França, por Alberto Santos Dumont. Por isso ele é considerado o Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira. Em 2024 são lembrados os 151 anos de seu nascimento.
De acordo com o Executivo de Minas, a condecoração foi concedida este ano a 130 pessoas ou instituições em três graus: Ouro, Prata e Bronze. Não houve indicação para o Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e capitais e ministros.
Tadeu Leite, que também preside o Conselho da Medalha, entregou condecorações no grau Prata às deputadas Chiara Biondini (PP) e Marli Ribeiro (PL) e aos deputados Adriano Alvarenga (PP) e Rodrigo Lopes (União). Outros cinco parlamentares foram indicados à mesma modalidade, mas não puderam comparecer: Grego da Fundação (PMN), Leleco Pimentel (PT), Lohanna (PV), Oscar Teixeira (PP) e Vitório Júnior (PP).
Entre os agraciados com o Grau Ouro estavam o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª região (TRF6), desembargador Vallisney Oliveira; e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves.
Falas salientaram o exemplo e o legado de Santos Dumont
O orador oficial da solenidade, que recebeu a medalha no Grau Bronze, foi o fotógrafo e designer Rodrigo Câmara. Ele é curador da exposição “Nas nuvens com Dumont”, que levou ao público uma coleção com 15 miniaturas de aeronaves para contar a história profissional e pessoal do inventor.
Câmara destacou a coragem, a perseverança e a ousadia do Pai da Aviação e suas várias contribuições para o mundo, como o relógio de pulso e o chuveiro de água quente.
O vice-governador, Professor Mateus, afirmou que condecorações, a exemplo de medalhas, representam a criação de referenciais de comportamento para os demais e que a capacidade inventiva e disruptiva de pessoas como Santos Dumont permanecem entre nós. Ele também elogiou as trajetórias de vários agraciados durante a solenidade e suas contribuições para a sociedade.
Honraria destaca contribuições de militares e civis para a aviação
A Medalha Santos Dumont é destinada a aviadores civis e militares e a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da aviação no País, assim como a cidades e instituições, sociedades, membros do Corpo Diplomático, escritores e jornalistas especializados em assuntos de navegação aérea ou a ela diretamente relacionados.
Ela é regida pelo Conselho Permanente da Medalha, composto por 22 membros e presidido pelo chefe da ALMG. Cada membro pode propor até quatro indicações.
A cerimônia é geralmente realizada no mês de outubro, durante a Semana da Asa, que marca as celebrações do Dia do Aviador (23 de outubro). Este ano o evento foi adiado para novembro devido, entre outras razões, ao segundo turno das eleições municipais, realizado no fim do mês passado.
Fonte: ALMG
Fotos: Alexandre Neto