A partir de fevereiro de 2025, os brasileiros podem esperar um aumento nos preços dos combustíveis, incluindo gasolina, etanol, diesel e biodiesel. Isso se deve a um reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), aprovado no final de 2024, que aumentará as alíquotas de tributação em diversos estados brasileiros.
A medida foi solicitada pelas secretarias da Fazenda de diferentes estados e teve a aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O reajuste será de 7,1% para a gasolina e o etanol, enquanto o diesel e biodiesel sofrerão um impacto bem mais significativo, com uma alta de 53%. Essa alteração na tributação afetará diretamente o valor final pago pelos consumidores, que já enfrentam uma série de pressões no mercado de combustíveis.
Além do impacto do ICMS, o consumidor também deve se preparar para a possibilidade de novos reajustes nos preços dos combustíveis. A Petrobras, maior fornecedora de combustíveis no Brasil, tem enfrentado pressão internacional para ajustar seus preços, especialmente devido à disparada dos custos globais de petróleo. A estatal, no entanto, manteve os preços do diesel inalterados durante todo o ano de 2024, enquanto a gasolina teve apenas um pequeno reajuste em julho do mesmo ano.
De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), os preços dos combustíveis no Brasil ainda estão abaixo dos valores praticados no mercado internacional. Essa disparidade tem sido um dos fatores que influenciam a pressão para ajustes nos preços internos, principalmente em um cenário de recuperação da economia global e aumento nas cotações internacionais do petróleo.
Embora o reajuste do ICMS seja uma medida local, o efeito da combinação de fatores internos e externos tem o potencial de impactar consideravelmente o bolso do consumidor brasileiro, que já enfrenta desafios com a inflação e a alta dos preços de bens essenciais. O aumento dos combustíveis tende a refletir diretamente nos preços de transporte e outros produtos, gerando uma cadeia de aumento que pode afetar diversos setores da economia.
Com as informações do Portal Contábeis
Foto de Julia Avamotive