Os atletas brasileiros de tiro esportivo têm um objetivo claro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: conquistar a primeira medalha do país na modalidade. Representando o Brasil estarão Alexandre Galgani, de São Paulo, e Bruno Kiefer, do Espírito Santo, que se destacaram recentemente ao garantir um feito inédito para o esporte paralímpico brasileiro.
Em setembro, durante o Mundial de Tiro Esportivo realizado em Lima, no Peru, Alexandre e Bruno, ao lado da catarinense Jéssica Michalack, conquistaram a medalha de bronze por equipes na prova R4 Carabina de Ar – 10m – posição em pé SH2. Este resultado marcou o primeiro pódio do Brasil em um Mundial da modalidade. No entanto, a disputa por equipes não faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos, deixando a responsabilidade de conquistar uma medalha inédita nas mãos dos atletas em suas provas individuais.
O destaque individual do ciclo paralímpico ficou por conta de Alexandre Galgani, que brilhou nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, ao conquistar a medalha de ouro na prova R4 Carabina de Ar – 10m – posição em pé SH2. Este resultado garantiu sua vaga para competir em Paris 2024. Além disso, Alexandre também garantiu uma medalha de prata na prova R5 Carabina de Ar – 10m – posição deitada SH2, reafirmando seu potencial para trazer a tão almejada medalha paralímpica ao Brasil.
Com uma trajetória marcada por conquistas históricas, os atletas brasileiros de tiro esportivo chegam aos Jogos de Paris 2024 com grandes expectativas e a determinação de fazer história mais uma vez, desta vez no palco mais importante do esporte paralímpico mundial.
Fonte e foto: Comitê Paralímpico Brasileiro