sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Os astronautas Suni Wiliams e Butch Wilmore devem retornar à Terra apenas em 2025, segundo divulgado pela Nasa nessa quarta-feira (07), após ficarem ‘presos no espaço’ a bordo de uma cápsula da Boeing chamada Starline em junho. O contratempo, que deveria ser de apenas 10 dias, já está completando dois meses.

A agência espacial e a Boeing, responsáveis pela nave Starliner, haviam minimizado os problemas enfrentados pela cápsula nas últimas semanas, afirmando que a missão de retorno ainda seria realizada na Starliner original. No entanto, agora os responsáveis reconhecem a possibilidade de usar outro veículo para o retorno, e a SpaceX pode ser uma solução para isso.

Ainda não há uma decisão definitiva, pois diversas questões permanecem pendentes. Se o retorno for realizado com a ajuda da SpaceX, uma cápsula Crew Dragon pode ser enviada com apenas dois astronautas (em vez dos quatro habituais), liberando espaço para Suni e Butch. Contudo, essa solução também não é garantida, pois as equipes estão avaliando como as falhas nos propulsores da Starliner podem impactar o processo de desacoplamento da ISS.

Além disso, o próximo voo operacional da SpaceX para a ISS, conhecido como Crew-9, foi adiado de 18 de agosto para 24 de setembro devido aos problemas com a Starliner. Nesse cenário, a NASA pode optar por enviar apenas dois astronautas na Crew-9 e trazer a tripulação da Starliner de volta em algum momento em torno de fevereiro de 2025.

Com as informações do Olhar Digital

Foto: NASA

Compartilhe:
Exit mobile version