A Galeria da Estação das Artes, iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Viaduto das Artes, estreia com exposição coletiva intitulada “Estação Revelada”, que celebra a multiplicidade artística e a interação com a comunidade.
Com o intuito de oferecer à comunidade uma programação artística de qualidade, a Prefeitura de Contagem, em conjunto com o Viaduto das Artes inauguram, no próximo sábado (15), às 9h, a Galeria da Estação das Artes. A criação desse espaço reforça o compromisso de tornar as artes visuais um importante meio de mediação e expansão da interpretação de mundo.
Para marcar a inauguração, a galeria apresenta a exposição coletiva “Estação Revelada”, com curadoria de Alexandre Lopes. A mostra reúne trabalhos dos participantes das oficinas de Pin Roller. São eles: Roseli Pinheiro (Mineiroca), Geraldo Amâncio (Mestre Amâncio), Michelle Pereira, Tellus (Maycon Teles), Sheila Rosa, Rosânia de Oliveira, Ítalo Vilela, Andréia Muniz e Tamires dos Santos. A exposição busca dar visibilidade à Estação e à comunidade do entorno.
Multiplicidade na arte
O conceito de multiplicidade na arte contemporânea transita entre diferentes linguagens, suportes e processos de produção, formando uma ampla articulação estética, que expande os limites da expressão artística.
As obras fotográficas presentes na exposição resultam de experimentações e narrativas diversas, que refletem as perspectivas individuais de cada artista. O uso de fotografia e vídeo materializa diferentes sentidos de representação, explorando a relação do indivíduo com seu tempo e espaço. Os temas abordados ressaltam elementos do cotidiano e a interação humana com seu ambiente, ampliando o campo da produção visual e promovendo uma abordagem poética e conceitual sobre a diversidade de processos criativos.
Exposições contínuas
A Galeria da Estação das Artes nasce com o propósito de ampliar as possibilidades de reflexão e aprendizado por meio de um calendário contínuo de exposições. A programação contemplará a pluralidade da produção artística contemporânea, incentivando a construção de uma interpretação crítica por meio do diálogo e da análise das obras expostas.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Janine Moraes / PMC