Segundo uma avaliação feita pela PwC Strategy& Brasil Consultoria Empresarial Ltda, associada à multinacional de auditoria e assessoria PricewaterhouseCoopers, os gastos com apostas esportivas em plataformas online, conhecidas como “bets”, estão impactando o consumo de mercadorias e serviços, especialmente entre as classes socioeconômicas de menor poder aquisitivo. Esses gastos afetam a percepção da melhoria da economia brasileira, incluindo indicadores como aumento da renda, crescimento da ocupação e controle da inflação.
De acordo com Gerson Charchat, economista e advogado, sócio e líder da Strategy& Brasil, os gastos com apostas esportivas “já superam outros tipos de despesas discricionárias, como lazer, cultura e produtos pessoais, e estão começando a impactar até mesmo o orçamento destinado à alimentação. Esse desvio de recursos para as apostas exerce uma pressão considerável sobre a demanda por produtos essenciais, afetando a dinâmica da economia de forma geral. ”
As apostas esportivas online cresceram significativamente no Brasil após a aprovação da Lei nº 13.756 pelo Congresso Nacional e sua sanção pelo então presidente Michel Temer no final de 2018. Entre 2018 e 2023, os gastos com apostas aumentaram 419%.
Charchat alerta que as apostas esportivas se tornaram uma fonte de gastos significativa, especialmente entre os jovens de menor poder aquisitivo. “Esse fenômeno pode, inclusive, levar a um aumento no endividamento entre a população de baixa renda, o que pode ter impactos negativos para o crescimento econômico do país. ”
A análise da Strategy& Brasil, baseada em dados secundários, revela que a percepção de dificuldades financeiras entre a população cresceu cinco pontos percentuais entre 2022 e 2024. Atualmente, um quinto dos brasileiros afirma enfrentar dificuldades para pagar suas contas todos os meses ou não conseguir pagá-las na maioria das vezes.
Fonte e foto: Agência Brasil