Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que corresponde a uma média de uma denúncia por minuto. O aplicativo tem se mostrado uma ferramenta eficaz para que eleitores denunciem possíveis infrações cometidas durante o período de campanha.
A propaganda eleitoral, que teve início oficialmente no dia 16 de agosto, deve seguir uma série de regras definidas em resolução pelo TSE. Essas normas abrangem tanto a propaganda nas ruas quanto na internet, incluindo o uso de redes sociais e tecnologias de inteligência artificial.
Até o momento, a maior parte das denúncias registradas está relacionada a campanhas para o cargo de vereador. O estado de São Paulo lidera com 2.891 denúncias, seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271). As infrações incluem desde a divulgação de conteúdos inadequados até a utilização indevida de ferramentas tecnológicas para influenciar o eleitorado.
Fonte e fotos: Agência Brasil.