O Acordo Mercosul-União Europeia, assinado em 6 de dezembro, promete eliminar tarifas para 97% dos bens industriais e 77% dos bens agrícolas do Mercosul nos próximos dez anos. A ApexBrasil estima que, com o novo acordo, as exportações brasileiras para a União Europeia possam crescer em até US$ 7 bilhões. O acordo, que envolve 25% da economia global e 780 milhões de pessoas, também abre 242 linhas tarifárias e representa uma oportunidade estratégica para diversificar as exportações brasileiras.
A participação da União Europeia no comércio internacional do Brasil caiu de 23% para 13,6% entre 2003 e 2023. A ApexBrasil vê o acordo como uma chance para aumentar o valor agregado das exportações brasileiras, incluindo produtos como café, milho, suco de laranja, mel natural, aviões, calçados e móveis de madeira. O presidente da Agência, Jorge Viana, destacou o papel do presidente Lula nas negociações que possibilitaram o avanço do tratado.
A ApexBrasil mapeou mais de 1.800 oportunidades de curto prazo para os exportadores brasileiros, que poderão aproveitar as novas condições para ampliar o comércio com a União Europeia.
Fonte e Foto: Agência Gov