Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, faleceu em Araxá Francisco Matias de Oliveira, conhecido carinhosamente como “Pracinha”, um dos últimos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era 2º Tenente Reformado e deixa um legado de heroísmo, patriotismo e dedicação à Pátria.
Em reconhecimento à importância histórica de sua trajetória, a Prefeitura de Araxá decretou luto oficial de três dias, em sinal de respeito e consternação pela perda de um símbolo de coragem e compromisso com a nação. Francisco, que foi um dos mais de 25 mil combatentes do Exército que lutaram no front italiano, era o último “Pracinha” vivo da cidade. Ao longo de sua vida, ele recebeu inúmeras homenagens, sendo admirado tanto por sua participação heroica na Segunda Guerra quanto por sua postura exemplar diante da comunidade.
Francisco Matias deixa filhos, netos, bisnetos e tataranetos, e será lembrado com carinho como um ícone da história de Araxá e do Brasil. Sua memória e o exemplo de seu patriotismo e amor à pátria continuarão a inspirar gerações futuras.
Com as informações e foto da Prefeitura de Araxá