Ambientalistas e pesquisadores destacaram a importância de defender o Parque Nacional da Serra do Gandarela de interesses minerários durante uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (8). Criado por decreto federal há uma década, o parque localizado entre Nova Lima e Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é crucial por sua fonte de água pura, reserva hídrica subterrânea valiosa e um ecossistema único em ambiente ferruginoso.
A audiência, solicitada pela deputada @bellagoncalves.oficial na Comissão de Meio Ambiente, reuniu especialistas como o geólogo Paulo César Rodrigues, que enfatizou que aproximadamente 70% da água consumida em Belo Horizonte e arredores é relacionada ao parque, devido às suas reservas subterrâneas alimentando a bacia do Rio das Velhas.
A proteção do Parque Nacional da Serra do Gandarela ganha relevância diante da necessidade de preservação ambiental e segurança hídrica para a região metropolitana, fatores que estão no centro dos debates sobre o futuro do ecossistema local.
Fonte e Foto: assembleiademinas