quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo” para chuvas intensas nesta quarta-feira (4), que afeta principalmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Além disso, um aviso de “Perigo Potencial” foi emitido para 20 estados e o Distrito Federal, alertando para a possibilidade de chuvas fortes, embora não haja previsão de alagamentos graves ou acumulados extremos de chuva.

De acordo com o Inmet, a previsão de chuvas intensas abrange uma faixa que vai do Norte ao Sul do país, com destaque para os estados de Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Pará, Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e o Distrito Federal. Nessas áreas, é esperado que as chuvas cheguem a até 50 mm/dia, com ventos fortes de 40 a 60 km/h.

O alerta de “Perigo” (correspondente ao aviso laranja) abrange estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessa faixa, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos mais fortes, entre 60 e 100 km/h. Há também risco de queda de granizo, queda de árvores, alagamentos e possíveis danos em plantações, além de risco de corte de energia elétrica.

Além das chuvas intensas, as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste devem cair nesta quarta-feira. Após dias de calor intenso, a previsão é que as máximas fiquem abaixo dos 30°C na maior parte dos estados afetados, trazendo alívio para os moradores dessas regiões.

O Inmet recomenda que a população siga as orientações de segurança em áreas afetadas pelos alertas, como evitar sair de casa em casos de tempestades e se proteger de ventos fortes e quedas de árvores.

Fonte e foto: INMET

Compartilhe:
Exit mobile version