A Academia Mineira de Letras e o Instituto Peck Pinheiro apresentam em Belo Horizonte a exposição “A presença feminina na literatura brasileira: um caminho difícil”, que destaca livros, principalmente em primeiras edições, de escritoras brasileiras dos séculos XVIII ao XX. A abertura ocorre em 5 de outubro, às 10h, e a exposição ficará em cartaz até 6 de novembro, no prédio anexo da Academia (Rua da Bahia, 1466, Centro). A visitação é gratuita, de terça a sexta, das 11h às 19h30, e aos sábados, das 10h às 16h.
A mostra faz parte do projeto “Plano Anual Academia Mineira de Letras” e é patrocinada pelo Instituto Unimed-BH, com apoio de mais de 5.600 médicos cooperados.
Patricia Peck Pinheiro, fundadora do Instituto, ressalta que a exposição celebra autoras que enfrentaram preconceitos, misoginia e desafios para se fazerem ouvir. Serão apresentadas 49 escritoras e mais de 70 obras, incluindo:
– Máximas de virtude e formosura (1777) de Teresa Margarida da Silva e Orta, o primeiro romance escrito no Brasil.
– Poesias oferecidas às senhoras Rio-grandenses (1838) de Delfina Benigna da Cunha, a primeira coletânea de poesias do Rio Grande do Sul.
– Itinerário de uma Viagem à Alemanha (1857) de Nísia Floresta Brasileira Augusta, a primeira escritora feminista do Brasil.
– Poemas de Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora preta do Brasil.
– Nebulosas (1872) de Narcisa Amália, que enfrentou preconceitos e foi esquecida.
– Espectros (1919) de Cecília Meireles, considerado o livro mais raro da literatura brasileira do século XX.
– Obras de Henriqueta Lisboa e Lygia Fagundes Telles, que foram renegadas.
Outras grandes autoras como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Adélia Prado também estarão representadas.
A exposição contará ainda com uma vitrine dedicada às obras de onze escritoras da Academia Mineira de Letras, incluindo Alaíde Lisboa e Conceição Evaristo.
A mostra é dedicada à Profa. Constância Lima Duarte, especialista em literatura feminina no Brasil. Durante o período da exposição, visitas guiadas para escolas estarão disponíveis, com agendamento pelo e-mail contato@academiamineiradeletras.org.br.
Com as informações da Academia Mineira de Letras
Foto: Divulgação