sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na manhã da terça-feira (19), a Academia de Letras dos Militares Mineiros Capitão-Médico João Guimarães Rosa (ALMMCMJGR) realizou, na sede do Clube dos Oficiais Militares Mineiros (COMM), no bairro Prado/BH, a solenidade de entrega do troféu Capitão-Médico João Guimarães Rosa e também em homenagem aos 135 anos da Instituição da Bandeira do Nacional e aos 57 anos do “encantamento” de Guimarães Rosa. Solenidade contou com a brilhante participação do dueto João Eller e Wenceslau, guardas de Classe Distinta da banda de música da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.

A Academia de Letras foi fundada em 1995 e é um permanente templo de culto à memória de seu patrono-príncipe, o capitão-médico da força pública mineira. Criado em 2017, o troféu tem o propósito de galardoar personalidades e instituições que se destacam na preservação da memória e no culto à obra de seu patrono-príncipe. A estatueta é esculpida artesanalmente na cor de bronze envelhecido, com 35 cm de altura, é de autoria do artista Alexandro de Sousa Rosse e é entregue anualmente no dia 19 de novembro a até dez homenageados.

Na edição deste ano foram agraciados a professora pós-doutora Marli de Oliveira Fantini Scarpelli, o professor doutor Geraldo Magela Gomes da Cruz, o Cap. PM QOS kênio Cássio Teixeira de Toledo Pereira e o Capitão PM Veterano José Geraldo de Freitas.

O presidente da academia de letras coronel veterano José Anísio Moura abriu a solenidade saudando a presença de oficiais PM, BM, familiares dos agraciados, presidentes e representantes de instituições culturais e de classe. O presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano José Guilherme do Couto, fez o uso da palavra e enalteceu a importância da Arcádia Rosiana para a preservação em memória de Guimarães Rosa e como acolhedouro de escritores policiais militares, bombeiros militares e outros por afinidade. O acadêmico efetivo-curricular major-médico doutor José Carlos Serufo, fez a apresentação dos agraciados e posteriormente passou a palavra a cada um para um breve pronunciamento.

Após a solenidade, todos foram convidados para se deslocarem e participarem da inauguração e descerramento a placa da nova sede da Academia de Letras dos Militares Mineiros Capitão-Médico João Guimarães Rosa. As instalações foram ampliadas, obedecendo às normas técnicas de segurança, priorizando o conforto para as atividades de rotina, contemplando espaços para a biblioteca, sala da presidência e secretaria, copa e sanitários para o público masculino e feminino. O ambiente recebeu mobília nova e adequada ao espaço. As obras foram envidadas pelo Clube dos Oficias, estatutariamente mantenedor da academia de letras.

Fonte: PMMG

Foto: Cláudio Cassemiro Dias

Compartilhe:
Exit mobile version