Até o dia 30 de junho, estão abertas as inscrições para o 3º Concurso de Redação “Justiça do Trabalho na Escola”, destinado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais de Minas Gerais. O tema deste ano, que desafia os estudantes a refletirem sobre o mundo do trabalho, é “Contrato de Aprendizagem, alternativa legal”. O edital, com todas as orientações e regras para participação, já pode ser acessado.
Cada instituição de ensino poderá selecionar até três redações para participação no concurso, que deverão ser enviadas à Secretaria Municipal de Ensino, no caso das escolas municipais, ou às Superintendências Regionais de Ensino, para as estaduais. A primeira fase da seleção será realizada no âmbito municipal e estadual, onde serão escolhidas cinco redações que serão encaminhadas para avaliação final ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG).
A comissão julgadora do TRT-MG será responsável por analisar as redações enviadas e escolher os vencedores. Ao final do concurso, serão premiados os cinco melhores textos, com prêmios como notebooks, tablets e smartphones, de acordo com a classificação obtida. O resultado final será divulgado no dia 21 de novembro.
Esse concurso é uma oportunidade para os alunos do ensino fundamental se aprofundarem em temas ligados ao direito do trabalho e à legislação brasileira, ao mesmo tempo em que buscam se expressar por meio da escrita e de ideias sobre o papel do contrato de aprendizagem no mercado de trabalho atual.
Por Eduardo Souza
Com informações: TRT – Minas Gerais
Foto: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional