A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está realizando limpeza e desassoreamento no córrego Bom Jesus, localizado no bairro Vale das Orquídeas, como parte do Programa “Caminho das Águas”. Esse córrego, um dos maiores da cidade, é essencial para a Bacia da Pampulha.
O superintendente da Semad, Eric Machado, explica que a vegetação exótica, como a leucena, está sendo removida e o leito do córrego está sendo desassoreado para melhorar a vazão da água e evitar transbordamentos. O trabalho iniciou na rua Palmeiras e vai até a Lagoa da Gangorra, com previsão de 20 dias de duração. Após a conclusão, haverá um diagnóstico para determinar a necessidade de novas intervenções.
A Semad coordena as autorizações ambientais e a Semobs fornece o maquinário necessário. O programa também envolve a participação da comunidade e das autoridades locais, com atividades como plantio de vegetação nativa e cadastro de nascentes.
Moradores da região, como Alex de Andrade Campos, estão satisfeitos com as ações, pois já sofreram com enchentes anteriormente e veem essas medidas como preventivas para evitar futuros problemas. “Já tivemos momentos bem ruins aqui, com o transbordamentos, após as fortes chuvas. Muita gente perdeu móveis e tudo aconteceu muito rápido. Ver ações assim nos dão esperanças de dias melhores”, contou.
Fonte e Fotos: Prefeitura de Contagem