Em uma histórica reunião virtual, as 211 Associações-membro da FIFA se reuniram no Congresso Extraordinário da FIFA para a nomeação dos anfitriões das Copas do Mundo de 2030 e 2034. A decisão unânime e por aclamação definiu que a Copa do Mundo de 2030 será organizada pela Espanha, Marrocos e Portugal, com a celebração do centenário do torneio marcada por três partidas especiais que ocorrerão na Argentina, Paraguai e Uruguai. Já a Copa do Mundo de 2034 terá como anfitriã a Arábia Saudita.
Essa escolha conclui um processo de licitação que teve início em outubro de 2023 e foi apoiado por todas as confederações. O objetivo da FIFA com essa decisão é promover harmonia e uma rotação equilibrada entre as confederações responsáveis pela organização do evento.
Durante o Congresso Extraordinário, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, discursou sobre a importância da decisão, destacando o simbolismo da unidade que ela representa: “No mundo dividido de hoje, onde parece que ninguém mais consegue concordar em nada, ser capaz de concordar em algo assim é definitivamente uma mensagem incrível de unidade e otimismo. Precisamos dessas mensagens hoje.”
Infantino também reforçou o papel transformador da Copa do Mundo, tanto no esporte quanto na sociedade, dizendo que os torneios de 2030 e 2034 têm o poder de unir pessoas e nações: “A Copa do Mundo da FIFA é única, e é um catalisador único também para uma mudança social de união porque esses torneios de 2030, uma festa, e 2034… eles são torneios para unir, não para dividir. São torneios, é claro, para debate e ação. Mas o mais importante é que hoje foi dia de unidade e celebração.”
Ao final do congresso, o presidente da FIFA parabenizou os países selecionados: “Sete países ganharam suas Copas do Mundo hoje. Parabéns ao Uruguai, Argentina, Paraguai, Marrocos, Portugal, Espanha e Arábia Saudita. Este é o seu dia. Então vocês devem comemorar e nós, é claro, comemoramos com vocês.”
Ele concluiu destacando o papel das Associações-membro da FIFA no fortalecimento da união global por meio do futebol: “E vocês, as 211 Associações-membro da FIFA que eu posso ver em uma tela gigante na minha frente, vocês estão unindo o mundo. Vocês estão unindo o mundo verdadeiramente, através do futebol, porque, é claro, o futebol une o mundo.”
Com as informações da FIFA
Foto: Reprodução X / FIFA